Virtualização

  • Compartilhe:

TDA Informatica serviços de virtualização de servidores

Serviço de Virtualização de Servidores

Virtualização TDA Informática  Virtualização TDA Informática

Virtualização TDA Informática

O que é virtualização?

Virtualizar é concentrar os vários serviços de TI disponíveis na empresa em um único servidor de rede físico, porém operando como se fossem vários servidores virtuais. Email, hospedagem de site, bancos de dados, servidor de arquivos, autenticação de usuários, serviços que antes eram configurados cada um em uma máquina física, agora com o hardware cada vez mais potente, podem ser virtualizados em um único servidor.

Com isso, a administração e a segurança ficam facilitadas, reduzindo os custos de aquisição e manutenção. É possível fazer cópias de segurança de cada servidor virtual e em caso de falha se restaura essa cópia rapidamente, podendo ser até em outro hardware.


Os Benefícios da Virtualização

 

Ao executar vários serviços em um servidor ou conjunto de máquinas, por exemplo, pode-se aproveitar a capacidade de processamento destes equipamentos o mais próximo possível de sua totalidade.
Com o melhor aproveitamento dos recursos já existentes, a necessidade de aquisição de novos equipamentos diminui, assim como os consequentes gastos com instalação, espaço físico, refrigeração, manutenção, consumo de energia, entre outros. Imagine o impacto que esta vantagem pode ter em um data center, por exemplo.
Dependendo da solução de virtualização utilizada, fica mais fácil monitorar os serviços em execução, já que o seu gerenciamento é feito de maneira centralizada,
Dependendo da aplicação, a virtualização pode permitir sua implementação mais rápida, uma vez que a infraestrutura já está instalada.
Pode-se manter em uso um sistema legado, isto é, antigo, mas ainda essencial às atividades da companhia, bastando destinar a ele uma máquina virtual compatível com o seu ambiente.
Pode-se ter uma grande diversidade de plataformas e, assim, realizar testes de desempenho de determinada aplicação em cada uma delas, por exemplo.
É possível avaliar um novo sistema ou uma atualização antes de efetivamente implementá-la, diminuindo significativamente os riscos inerentes a procedimentos do tipo.
Como cada máquina virtual funciona de maneira independente das outras, um problema que surgir em uma delas - como uma vulnerabilidade de segurança - não afetará as demais.
mudar o serviço de ambiente de virtualização é uma tarefa que pode ser feita rapidamente, assim como a ampliação da infraestrutura.